Seminário discute adoção do idioma ioruba ao patrimônio brasileiro

Notícias

Texto: Sérgio d´Giyan & Marcio de Jagun

O IPHAN – Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional realiza um seminário para debater e esclarecer à comunidade a proposta para inclusão do idioma ioruba no Inventário Nacional de Diversidade Linguística (INDL/IPHAN), a fim de atender ao projeto proposto pela ANMA – Associação Nacional de Mídia Afro.

O Decreto nº 7.387, de 9 de dezembro de 2010, instituiu o Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) como instrumento oficial de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas faladas pelos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, e já catalogou diversos idiomas, principalmente, de origem indígena.

A pesquisa que fundamentou o processo foi de responsabilidade do presidente da ANMA, o Professor e Babalorixá Márcio de Jagun, que contou com o apoio de colaboradores e técnicos do IPHAN. O trabalho de catalogação para embasar o requerimento, necessitou da minuciosa separação de mapas históricos e geográficos, estudos da etimologia do idioma, sua origem, a chegada e disseminação no Brasil, etc.. Todo este processo de preparação demandou cerca de um ano e três meses de trabalho árduo, com freqüentes reuniões e levantamento de documentos para fundamentar o processo.

Segundo o instituto, esta é a primeira iniciativa em todo o Brasil no que diz respeito a um idioma africano. Segundo orientações dos próprios técnicos do IPHAN, como é uma ação pioneira, a recomendação foi tratar a língua dos “nagôs” como paradigma, para que a ANMA possa, em seguida, incluir também outros idiomas como o ewe, fon, bantu, etc.

O Seminário terá como título: “Ioruba: Idioma Africano, Identidade Brasileira” e constitui uma das etapas deste processo de patrimonialização pela instituição.

O referido evento será realizado no auditório da sede do IPHAN/RJ, na Avenida Rio Branco, 46 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, dia 29 de maio, das 15hs às 17hs.

 

As apresentações durante o evento serão as seguintes:

Sr. Marcus Vinícius Garcia/IPHAN-DF – Tema: O INDL e sua Objetivação;

Sra. Mônica Costa/Superintendente IPHAN-RJ – Tema: O Ioruba e a Base para sua Inclusão no INDL;

Sra. Ignez Teixeira/Dir. Financeiro da ANMA – Tema: A ANMA e sua Trajetória;

Sr. Márcio de Jagun/Pres. da ANMA – Tema: O Idioma Ioruba e sua Importância Histórica e Cultural.

WhatsApp Image 2017-05-19 at 10.54.12

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *